Fórmula Indy


Estreante - Tasmam 1998 e 1999


ANO 1998 
Com a vitória em 1997 na Indy Ligths, Tony rumou para elite da Fórmula Indy campeonato organiza do pela CART a partir de 1998.   

Tendo seu talento reconhecido e aliado a experiência de dois anos na Tasman, foi contratado por Steve Horne, dono do time, para ser o único piloto da equipe na temporada 1998 da Fórmula CART. 
Tony surpreendeu a todos em seu ano de estréia na categoria: na Copa PPG pontuou 11 vezes em 19 largadas - maior resultado para um estreante desde 1993.



Conseguiu subir por duas vezes no pódio na terceira colocação em Houston e Laguna Seca. No ano de estreia, terminou a temporada em 9º  lugar na classificação geral, foi o melhor brasileiro da temporada além de ter conquistado o título de "Rookie of the Year".   

ANO 1999  
A equipe de Tony foi comprada por Gerry Forsythe e patrocinada pela rede de fast food norte-america sendo renomeada para McDonald’s Tasman Forsythe. Tony era apontado como um dos favoritos ao título devido a sua competência e também ao conjunto Reynard Honda FIrestone, o melhor pacote técnico da categoria na época. 


Teminou o campeonato em 11º lugar com uma vitória em U.S. 500 em Michigan, uma prova dramática na qual assumiu a liderança na reta final. Foram 9 resultados entre as 10 primeiras colocações e 1 pole position em Long Beach.



Equipe MoNunn – de 2000 a 2002

ANO 2000
Depois de dois anos competindo pela Forsythe Championship Racing, em 2000, Tony começou sua terceira temporada na CART atrás do volante do Mo Nunn Racing Mercedes-Benz Reynard de número 55.O ano de 2000 não foi um dos melhores para Tony, apesar dele ter sido o melhor classificado com motores Mercedes ao final da temporada terminando em 19º na classificação geral.


O brasileiro sofreu um acidente nos treinos de classificação em Detroit ficando fora de quatro corridas. Tony quebrou o antebraço esquerdo e quatro costelas. Como forma de apressar sua recuperação passou por uma cirurgia para implantar duas placas e 14 parafusos no antebraço esquerdo.  O piloto terminou o ano na 19º colocação


 ANO 2001 
Pela primeira vez, depois de trê anos, Tony correu com um companheiro de equipe, o bicampeão da Fórmula CART, Alex Zanardi e com os motores Honda, o HR-01, uma evolução do V-8 utilizado no ano anterior. 

Foi o 3º colocado na etapa do Japão com a equipe Mo Nunn e conquistou a pole-position do GP de Chicago.
Marcou pontos em 14 das 19 provas e completou 2.383 voltas das 2.610 de toda a temporada. Terminou 11 corridas entre os 10 primeiros.
Foi o 9º colocado na classificação geral da Cart (Fórmula Mundial).  
   
Uma temporada de adversidades e com bons resultados em algumas corridas. Chega ao pódio 3 vezes neste ano e vence o oval de Iowa.  Tony corre a primeira vez em casa (apesar de ter nascido em Salvador, Tony foi criado desde de bebê em São Paulo).  IndySP300
 ANO 2002
 Tony, conseguiu terminar 4 provas entre os 4 melhores e ainda conquistou 2 pole-position em Miami e Fontana.Terminou a temporada na 12º colocação
 
A partir de 2003 a Fórmula Indy começa a ser administrada pela IRL.           
Estreante na Andretti Green Racing
ANO 2003 Ao final da temporada da CART em 2002, Tony foi contratado pela equipe recém criada Andretti Green, que na realidade nada mais era do que a Equipe Green Motorola Racing de Barry Green e Kim Green da CART, mas na IRL era comandada por Michael Andretti e Kim Green.
    
Conquistou 3 poles positions, largando na frente na 1º Etapa em Miami no Circuito de omestead, Phoenix e Pikes Peak.  enceu a 2º corrida do ano em Phoenix. Fez sua primeira participação nas 500 milhas de Indianápolis terminando na 3º colocação. Brigou pelo título até a última etapa e terminou a temporada em 4º lugar com 476 pontos (contra os 507 do campeão Scott Dixon).
 
ANO 2004
Foi um ano de ouro, fez sua melhor temporada na categoria e história no automobilismo mundial escrevendo seu nome na galeria  dos campeões da Fómula Indy.
Campeão com 618 pontos, foi um ano inesquecível para o baiano que subiu por dez vezes ao pódio com 3 vitórias em Phoenix, Texas e Nashville. Conquistou duas poles no ano: Michigan e Pikes Peak  e 2º lugar nas 500 milhas de Indianápolis.
Bateu os recordes da categoria ao completar todas as 3.305 voltas da temporada inteira; Maior número de voltas na liderança; por 15 vezes consecutivas terminou a prova entre os 5 primeiros das 16 etapas desta temporada.
ANO 2005 
Ano de prata para nosso ídolo, Tony lutou o ano inteiro pelo bicampeonato mas quem levou o título foi seu companheiro de equipe Dan Wheldon  e ele ficou com ótimo vice campeonato da Formula Indy. Foram 2 vitórias em Kansas e Sonoma, além da pole-position das 500 milhas de Indianápolis.
Tony também se destacou nos estreantes circuitos mistos. Dos 3 da temporada, Tony venceu em Sonoma e terminou em 2º em St. Petersburg e Watkins Glen. 
ANO 2006 
Em sua quarta temporada na IRL o Tony e a equipe Andretti Green não conseguiuram desempenhar as mesmas campanhas dos anos anteriores, tiveram dificuldades em algumas provas. Kanaan conseguiu uma vitória no ano, no oval de Milwaukee.
A marca de Tony nesta temporada foram as grandes recuperações quando ele largava de posições ruins no grid, ultrapassando vários carros nas primeiras voltas. Ele terminou em 6º lugar, com 384 pontos, apenas 91 atrás do campeão Sam Hornish Jr.
ANO 2007  
Ano de Ouro com resultado de bronze, foi o maior vencedor do ano cinco  vitórias: Motegi, Milwaukee, Michigan, Kentucky e Detroit.
 
                                         Em Milwaukee uma das vitórias do ano
                                                Em Kentucky outra vitória em 2007
Largou na 2º colocação nas 500 milhas de Indianápolis. Levou vários troféus para casa, dividiu o ódio com sua companheira de equipe Danica Patrick porém não foi o suficiente para ficar a frente de seu companheiro de equipe Dario Franchitti. Não conquistou nenhuma pole position e foi o 3º colocado na classificação geral.  
  
A briga pelo Troféu de 2007, nesta o Tony não levou a melhor.
 
Venceu as 12h de Sebring, na ALMS, junto com Bryan Herta e Dario Franchitti na estréia da AGR na categoria. 
ANO 2008
Kanaan finalizou o campeonato novamente na 3a colocação com uma vitória em Richmond, duas pole-positions em Saint Petersburg e Richmond; sete pódios sendo melhor piloto da equipe Andretti Green na temporada. Renovou o contrato com a AGR por mais cinco temporadas, até o final de 2013. 
 
Nestas onze temporadas do Tony Kanaan na Indy, ele conquistou quatorze vitórias em sua história e mais trinta e cinco pódios, além de outras quatorze poles positions.
Pela ALMS, venceu a etapa de Laguna Seca, a sua segunda vitória na categoria 
ANO 2009
Em 2009 foi um ano muito difícil para o nosso ídolo. Começou a temporada bem em Long Beach em sua 100º corrida, Tony vai ao pódio em 3º lugar e após o GP do Kansas onde novamente sobe ao pódio assume a liderança do campeonato.
 
Tony sofreu o acidente mais grave de sua carreira nas 500 milhas de Indianápolis, aonde adquiriu o apelido de Homem Tocha, já que o carro pego fogo com ele dentro.
 
Foi um baita susto para todos, principalmente para a família e a equipe TK que estava presente dando força ao nosso campeão. Foram algumas escoriações e pequenos queimado nas mãos e nariz e já estava pronto para a próxima corrida da temporada em Milwaukee .  Recuperou-se muito bem fisicamente do acidente, participando de todas as corridas. Termina a temporada de 2010 em 9º na classificação geral sem nenhuma vitória.
ANO 2010